Desconstruindo Padrões da Construção Civil

Terraço Verde Salvador Shopping
Biodinamismo Urbano
2 de agosto de 2019
vivaavida-plano-nacional-de-residuos-solidos
PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos
31 de dezembro de 2019
vivaavida-desconstruindo-padroes-da-construcao-civil

vivaavida-desconstruindo-padroes-da-construcao-civil

Grece Otero

A prática do consumo consciente tem ganhado cada vez mais força, à medida que compreendemos que cada bem adquirido gera impacto na natureza durante seu processo de fabricação. E quando nos damos conta de que somos corresponsáveis por tudo aquilo que consumimos e, ainda mais, de que todas as nossas atividades diárias reverberam sobre o meio ambiente, sobre o Todo, temos a grande sacada de que podemos influenciar o mercado ao qual estamos conectados. Passamos a buscar e a priorizar marcas, produtos e serviços que repensam sua cadeia produtiva e fazem ajustes capazes de gerar algum tipo de benefício ao planeta.

Seguindo a tendência de repensar antigos padrões de “como fazer as coisas”, o mercado da construção civil vem se destacando através de novos métodos para intervir na paisagem natural. A construção civil é uma das principais atividades econômicas responsáveis pelas mudanças climáticas, na qual os danos ocorrem nas três etapas do processo: antes, durante e após a conclusão das obras. Tudo começa com a supressão vegetal, ou seja, o desmatamento da área a ser construída, seguido pela geração de resíduos durante a execução da obra (Resíduos da Construção e Demolição – RCDs) e após a entrega do imóvel com os resíduos gerados pela ocupação humana do empreendimento. Por fim temos como resultado a transformação radical e irreversível da paisagem natural.

Construir sem causar impacto ao meio ambiente é praticamente impossível, entretanto podemos minimizar a níveis significativos os danos da intervenção, através de um bom planejamento.

Ler mais (Revista Estimuladamente)

Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?
Whatsapp da VivaaVida
Oi! 😄🤟
Podemos te ajudar?
Fale conosco! 💬